ARGONALDO

A Filosofia Cotidiana Brasileira

Argonaldo é uma personagem criada pelo filósofo Sérgio Sá Júnior, que por caráter analítico, serve ao leitor uma base descomplicada das situações atuais em todos os âmbitos da vida brasileira.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

 

ARGONALDO E O PRONUNCIAMENTO DO JAIR

 

 (Dois de junho de dois mil e vinte um)

 

(Argonaldo senta-se no sofá, quando Jair diz na televisão)

 

JAIR - Boa noite.

 

ARGONALDO (ajeitando uma almofada) - Lá vem lorota.

 

JAIR - Sinto profundamente cada vida perdida em nosso país.

 

ARGONALDO - Só agora com quase meio milhão de brasileiros mortos é que você sente alguma coisa? Aliás, vindo de você, exatamente o quê você sente? Sente alegria? Felicidade? Pesar e tristeza não é, com absoluta certeza. Não... deve ser: sinto profundamente, o meu próprio desespero, por cada vida perdida em nosso país, pois só agora percebi que perderei as eleições ano que vem. Talvez... Sinto profundamente um medo inefável, pois a CPI tá afunilando o meu caminho...

 

JAIR - Hoje alcançamos a marca de cem milhões de doses de vacinas.

 

ARGONALDO - Tá de sacanagem? Esse negócio já poderia ter sido feito e você vem falar de cem milhões agora em junho do ano seguinte? Antes tarde do que nunca, né? A galera que morreu, quem sabe, ressuscite para tomar as vacinas. Além de não fazer mais do que a sua obrigação, ainda fez tarde pacas.

 

JAIR - O Brasil é o quarto país que mais vacina no mundo.

 

ARGONALDO - Não é possível! Deixe-me explicar, Jair. Vamos acabar com essa picaretagem. Segundo os dados oficiais compilados pela Universidade de Oxford, considerando apenas a comparação do número total de doses que cada país aplicou, o Brasil aparece em quarto lugar, no entanto, quando a comparação do total de doses aplicadas leva em conta o tamanho da população de cada país, o Brasil aparece em septagésimo oitavo entre cento e noventa nações e territórios, isto é, no bom português, de acordo com o tamanho da galera de cada país a gente tá lá na posição setenta e oito dentro de cento e noventa no mundo. No território brasileiro temos um percentual de dez vírgula seis por cento de pessoas totalmente vacinadas, ou seja, com as duas doses. Jair, isso é conversa pra boi dormir...

 

JAIR - Neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados.

 

ARGONALDO - Hã? Cara, você tinha que estimular a população inteira! Eu tô falando! Você deve sentir profundamente uma alegria imensurável por cada morte! Quase meio milhão não basta não?

 

JAIR - Vacinas essas que foram aprovadas pela Anvisa.

 

ARGONALDO - Ah se o Jair soubesse fazer Medida Provisória para os propósitos apropriados... A emenda do Senado...

 

JAIR - Ontem assinamos acordo de transferência de tecnologia para a produção de vacinas no Brasil.

 

ARGONALDO - Eita! Calma aí... Essa é pesada. Jair, você xinga todo mundo, ninguém facilita acordo nenhum contigo, nenhum líder mundial tem apreço algum pela tua cara de burro com flatulência aguda, então que raio de acordo é esse? Como foi realizado? Você ameaçou alguém de morte? A milícia tá envolvida, né? Lá vem bomba...

 

JAIR - Entre a “Astrazenica” e a FioCruz.

 

ARGONALDO - Ah! Que alívio! A FioCruz é que negocia a transferência. Epa! Jair, todo mundo sabe que o seu envolvimento é com cloroquina no exército... Você quer aparecer com a cara dos outros, miserável? Esse AstraZeneca com “i”... Sei não...

 

JAIR - Com isso passamos a integrar a elite de apenas cinco países que produzem vacina contra Covid no mundo.

 

ARGONALDO - E a FioCruz precisa fazer o trabalho do governo federal... Dá-lhe FioCruz!

 

JAIR - O nosso governo não obrigou ninguém a ficar em casa.

 

ARGONALDO - Isso é verdade. Pelo contrário, queriam experimentar imunidade de rebanho e cloroquina na goela da galera.

 

JAIR - Não fechou comércio, não fechou igrejas ou escolas.

 

ARGONALDO - Não fechou comércio, não fechou igrejas, não fechou escolas, não fez nada em absoluto do que deveria fazer para minimizar os riscos da pandemia, e das mortes, apostando a vida das pessoas com aquele papinho de “gripezinha” para a economia não despencar. O dinheiro na frente.

 

JAIR - E não tirou o sustento de milhões de trabalhadores informais.

 

ARGONALDO - Como eu disse, você, como um completo inútil, não tirou o sustento dos trabalhadores informais. Você, apenas matou uma porção deles e deixa até hoje a outra porção com duzentos e cinquenta reais em média para viver. Boa, Jair! Nesse momento, em cadeia nacional, aí está você com o talento que Deus te deu: a maior cara lavada, do maior mentiroso e do maior caráter inescrupuloso de todos os tempos. O que diria Trasímaco agora?

 

JAIR - Sempre disse que tínhamos dois problemas pela frente: o vírus e o desemprego, que deveriam ser tratados com a mesma responsabilidade e de forma simultânea.

 

ARGONALDO - Ah! Aí não! Aí é querer fazer todo mundo de palhaço, inclusive a galera que te segue. Sim, podem ser um bando de boçais assim como você, mas até mesmo para essa gente imbecil, dizer que sempre falou sobre responsabilidade com o vírus... Ah Jair, não dá. Cara, você programou churrasco na pandemia, não fechou acordos de vacinas, ficou brincando de cloroquina e mais um monte de imbecilidades que você fez e disse e reafirmou. Realmente, até aqui, esse seu pronunciamento deixa bem claro que você tem probleminha na cabecinha. Admito que estão certos quando te chamam de genocida. Já até sei como isso vai seguir e terminar. Aposto que você vai dizer que a Copa América não é nada demais, visto que já temos futebol acontecendo no país. Aposto que você vai enfeitar o pavão com o percentual da economia, mesmo enquanto a gasolina, o gás, os mercados, precificam valores absurdos em uma alta da inflação. Tá na hora, Jair. Usando o seu trocadilho: tá na hora de Jair pra cadeia.

0 comentários: